Photobucket
PhotobucketPhotobucket

22 December 2009

 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

THE EDGE, aires mateus & associados


O conceito do projecto THE EDGE foi baseado em quatro princípios arquitectónicos. Estes princípios orientam a concepção do edifício, encarando o ambiente urbano em constante mutação e promovendo uma multiplicidade de ambientes criativos, com identidade própria, suportados por espaços interiores que estimulem a interacção e conectividade.

Photobucket

Os quatro princípios são:
1) Proteger: A criação de um vazio, um refúgio da cidade dentro da cidade. Este vazio interior de 20 m de largura, é ocupado ao nível do solo por um eixo comercial, que estabelece a ligação entre os diferentes núcleos e o elo entre o edifício e o exterior.
2) Agrupar: Fraccionar a massa do edifício em “clusters” permite a cada ocupante a sua própria imagem, no céu da cidade. As dimensões destes espaços variam entre 5,000 e 15,000 m².

3) Visualização: A separação do volume do edifício em “clusters”, permite visualizar a cidade através do edifício.
4) Conectar: O estudo da disposição dos “clusters” permitiu a partilha das entradas e das instalações ao nível do solo, e a partilha de instalações comuns, sob a forma de “Keystones”, ligando os dois edifícios transversalmente.

Photobucket

Embora vários cenários pudessem ser concebidos a partir dos conceitos listados anteriormente, apenas duas soluções arquitectónicas foram desenvolvidas. A solução vertical é composta por um complexo de 60x170 m² de implantação por 300 m de altura, enquanto a solução horizontal é composta por um complexo de 60x400 m² de implantação por 130 m de altura.

Photobucket
Conceito Estrutural

A lógica estrutural do edifício segue a lógica arquitectónica, que consiste em “clusters” independentes, ligados entre si pelos núcleos verticais. O processo construtivo também segue a lógica organizacional do edifício, permitindo uma construção faseada de fracções independentes.
A superestrutura das pontes e consolas é materializada por fachadas armadas por treliças metálicas compostas por módulos metálicos de aço de alta resistência. As treliças de fachadas encontram-se suspensas dos núcleos verticais. Os banzos, montantes e diagonais das treliças são compostos por secções ocas tipo caixão, ligados entre si por soldadura. A geometria destes elementos construtivos foi projectadas de forma a respeitar um espaçamento regular dos seus componentes, permitindo a prefabricação e facilitando a montagem. A utilizando de técnicas construtivas de prefabricação permite a minimização do tempo de montagem, resultando assim num ritmo de construção mais rápido.

Photobucket

Estas treliças são revestidas por betão, respeitando o acabamento requerido pela arquitectura e ao mesmo tempo assegurando uma eficiente protecção ao fogo.
O esquema estrutural concebido para os pavimentos, é composto por treliças metálicas de piso com desenho tipo “Warren”. Os banzos destas treliças são compostos por duplas contoneiras de aba e espessura variável. As diagonais são compostas por perfis tubulares de espessura também variável. Esta solução possibilita um alto grau de flexibilidade, permitindo que todas as instalações seja de fácil acesso, permitindo que os espaços se ajustem e se convertam facilmente.
A solução estrutural adoptada para a cave e piso térreo, consiste em lajes fungiformes de betão armado. No centro do edifício, as lajes são suportadas por pilares e paredes de betão, e na periferia as lajes são suportadas pela parede periférica de contenção de terras.

www.afaconsult.com

Labels:


Comments :

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home