Photobucket
PhotobucketPhotobucket

04 April 2010

 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Rita Lino

Photobucket

Entrevista a Rita Lino | http://www.ritalino.com

art musique

Quando descobriste a tua vocação para as artes? E porque a fotografia?

Rita Lino

Na verdade eu não vi a luz.... não foi uma chamada do senhor... fui me educando e as coisas surgiram... o interesse pela fotografia veio depois de ter estudado artes de ter pintado quadros e de ter feito bonecadas, não sei bem como veio acho que foi chegando devagarinho e instalou-se, o porque da fotografia e não outra forma de expressar-me? penso que seja pela instantaneidade que a fotografia te dá... eu sou
impulsiva, curiosa extremamente curiosa......

Photobucket

a.m.

O que te levou a ir para Barcelona? E o que pensas do panorama português quanto à fotografia e artes em geral?

R.L.

Vim estudar, fazer um mestrado em design editorial (outra das coisas que eu gosto, livros) e acabei por ficar cá a trabalhar, a estudar e começaram a nascer os projectos.
Sou de faro (não existe arte em faro) estudei 3 anos na Covilhã (não precisa de comentários) estive muitas vezes por Lisboa e o que conheço é de Lisboa, não posso falar do panorama português porque não o conheço, mas os que conheço são bons muito bons e pessoas cheias de atitude e vontade.

Photobucket

a.m.

Recentemente entraste no vídeo clip do David Fonseca (stop 4 a minute), como surgiu essa oportunidade?

R.L.

A oportunidade de entrar no vídeo clip do Fonseca foi simples ele conhece o meu trabalho e enviou me um email para colaborarmos, foi simples.

> ver o video - stop 4 a minute

a.m.

A possibilidade de parcerias apela-te ou sentes que o teu trabalho é fundamentalmente solitário? Podemos esperar algum tipo de colaboração com outros artistas para breve?

R.L.

Claro que sim! O meu trabalho pessoal é o meu trabalho pessoal não o misturo apenas me posso inspirar nele.

a.m.

Quais são os teus planos para o futuro? Pretendes voltar a Portugal ou o local onde te encontras é indiferente?

R.L.

Não faço a mínima ideia espero estar no outro lado do mundo.

Photobucket

a.m.

Qual foi o trabalho que mais te marcou até agora, porque?

R.L.

O que me marcou e que me marca e que não tem data de validade para terminar.... o da minha família e a minha relação com eles, o fotografar me com eles o utiliza-los como meu auto retrato.... sem duvida é o meu trabalho mais sentido

Photobucket

a.m.

És perfeccionista ou sentes que o rasgo de criatividade nasce principalmente de um impulso de momento?

R.L.

Sou impulsiva....o meu processo criativo funciona ao contrario, faço depois analiso, penso, escrevo, se não gosto volto a repeti-lo.

Photobucket

a.m.

Porque é que te fotografas a ti própria? Normalmente os fotógrafos gostam de se resguardar e ocultar-se atrás da camera...

R.L.

Fotografo-me porque o meu trabalho é auto retrato, gosto de me ver e me inventar e de me imaginar, mostro aquilo que não sou.


Photobucket

Labels: , , , ,


Comments :

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home